Sistema CFQ/CRQs lança campanha “Profissional da Química Indispensável

O Sistema CFQ/CRQs lançou uma campanha publicitária cuja proposta é mostrar à sociedade o quanto os profissionais da Química são importantes para o bem-estar da população. Lançada em meio à pandemia global de Covid-19, o conjunto de anúncios tem como norte a segurança que a Química oferece às pessoas enquanto elas ficam em casa, garantindo o isolamento social para frear a propagação da doença e o colapso no sistema de saúde.

Vídeos, artes e anúncios: campanha será direcionada às redes

A campanha, intitulada “Profissionais da Química: indispensáveis para o Brasil e para a saúde das pessoas”, inclui peças em vídeo, cards e anúncios. O veículo principal escolhido para dar visibilidade à campanha é a internet, com foco nas redes sociais, portais de grande audiência e a revista Química e Derivados, uma das mais conceituadas no universo da Química no Brasil.

A campanha está a cargo da agência CC&P e circulará entre 11 de maio de 2020 e 6 de junho de 2020. Segundo a agência, a proposta é mostrar que “milhões de profissionais da Química estão nesse momento trabalhando sem descanso nas empresas e indústrias para garantir a segurança dos produtos e serviços que as pessoas consomem”.

Cuidados nas gravações e profissionais orgulhosos

A produção da campanha exigiu esforços adicionais por conta da própria pandemia. O devido distanciamento e os cuidados sanitários recomendados foram estritamente observados. A identificação das locações, fontes e cases para a campanha só foi possível com o auxílio do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV), de São Paulo, e da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

Foram mobilizadas para o desenvolvimento da campanha as seguintes empresas e setores: Labfor (laboratório), Thech Desinfecção Ltda (produtos de limpeza), Sabesp (tratamento de água), Cia Nacional do Álcool (produção de álcool em gel), Unigel (petroquímica). No caso da Cia. Nacional do Álcool, uma das profissionais que participou do vídeo é a assistente de qualidade Dulcineide Gueiros. Ela nunca tinha participado de gravações, mas considera positiva a experiência de mostrar o profissionalismo e os cuidados envolvidos na linha de produção (veja ao final do texto a lista de agradecimentos a empresas e profissionais envolvidos).

“Vejo com bastante orgulho essa participação, a chance de poder de alguma forma representar os milhares de químicos do país que se esforçam tanto como os nossos, aqui da Companhia Nacional do Álcool. Temos um trabalho muito comprometido com a qualidade, ainda mais nesse momento tão grave da pandemia. Reforça a importância dos químicos, com certeza”, afirma Gueiros.

Presidente do CFQ: “Química está em tudo”

A iniciativa, que foca no caráter indispensável dos profissionais da Química, ambiciona reverberar em todo o Sistema CFQ/CRQs, formado pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e em 21 Conselhos Regionais, responsáveis por fiscalizar e garantir a qualidade das práticas relacionadas à Química nas 27 unidades da Federação. Segundo o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, os profissionais da Química fazem um trabalho de vital importância mas que nem sempre é percebido pela sociedade.

“A Química está em tudo e, em momentos como este, fica ainda mais evidente o quanto nossos profissionais fazem a diferença na linha de frente do combate à pandemia. Não há dúvidas de que, sem o domínio da Química, nossa civilização não seria possível. E as soluções para as nossas atuais dificuldades, com certeza, passam pela nossa capacidade de pesquisar e produzir. Somos absolutamente indispensáveis hoje e sempre”, afirma o presidente Oliveira Filho.

“A Química tem papel primordial no desenvolvimento de qualquer Nação. Nós do CFQ entendemos que é fundamental um diálogo direto e claro com a sociedade. Essa campanha tem esse objetivo: abrir o diálogo mostrando a importância da Química e como ela ajuda no enfrentamento de todos os grandes desafios do país, o que obviamente inclui a pandemia. Esperamos ainda sensibilizar todo processo político e Legislativo. A campanha vem ao encontro dos nossos objetivos mais estratégicos, promover ações diretas de auxílio e melhoria na vida das pessoas. Química é vida”, afirma Melo.

Escolhemos personagens reais para dar vida à campanha. Seguimos com uma comunicação humanizada, sempre com o foco na valorização do profissional e das empresas do setor. Confira na lista abaixo os profissionais e empresas envolvidos:

LABFOR Roni Vicente Reche Sara Rebeca Deldotti Arthur Mattos João Victor Lemos da Cunha Débora Cecatto Ferreira THECH DESINFECÇÃO LTDA Karina M. Yoshimoto Antonio Machado Maria Aparecida da Silva SABESP Ricardo Maciel Alonso Mara Yashmo Wilson Lopes CIA NACIONAL DO ALCOOL Maria Santos Dulcineide Gueiros Luciana B. Nascimento UNIGEL Paulo Fidalgo

Fonte: CFQ