Sistema CFQ/CRQs promove “Falas da Química – O novo futuro já começou”

Na semana do Dia do Químico, painéis virtuais vão reunir especialistas, conselheiros, presidentes dos CRQs e representantes de associações da Química

No dia 18 de junho, o Brasil comemora o Dia do Químico. Para marcar a data, entre os dias 15 e 19 de junho, o Sistema CFQ/CRQs promove o Falas da Química – O novo futuro já começou, uma série de painéis online com transmissão ao vivo pelo YouTube e LinkedIn do CFQ.

O objetivo é valorizar o trabalho realizado pelos profissionais da Química no país e disseminar o conhecimento sobre os temas da área, por meio do compartilhamento de informações e experiências, mesmo em tempos de distanciamento social.

Definida por enquete virtual, a programação vai reunir especialistas, conselheiros, presidentes dos CRQs e representantes de associações da Química.

O conteúdo é voltado para o profissional da área da Química e jornalistas interessados em saber mais sobre mercado de trabalho, inovação, meio ambiente, controle de qualidade e enfrentamento à Covid-19, entre outros temas. Jornalistas também estão convidados a acompanhar a ação online.

Na segunda-feira (15), o primeiro painel será sobre o mercado de trabalho para o profissional da Química, tendências e desafios. O bate-papo será das 17h30 às 19h, com a organização dos CRQs XVII (AL), CRQ XXI(ES) e CRQ XIII (SC).

Os painelistas serão o reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo; o conselheiro federal do CFQ, presidente do Grupo TECPON e presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim), Newton Battastini; e diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), Paulo Engler. O mediador será o presidente do CRQ XXI, Alexandre Vaz.

O segundo painel ocorrerá das 19h30 às 21h, tendo como tema a Química Verde: a importância do profissional da Química, atuação e as práticas para a qualidade e a sustentabilidade ambiental. A mediação será feita pela presidente do CRQ XVI (MT), Suzana Aparecida da Silva, e pelo presidente do CRQ VII (BA), Antônio César de Macedo Silva. Os CRQs XVI, CRQ III (RJ), CRQ VII e CRQ VIII (SE) estão à frente da organização. Os painelistas serão o especialista corporativo em Saúde e Segurança da Braskem e coordenador da Comissão de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho (SSHT) da Abiquim, André Virgulino; o Engenheiro Químico e especialista em saneamento e meio ambiente e Química avançada, Noé Rafael da Silva; e o conselheiro do CRQ VIII, membro da ABEQ e diretor do Centro de Ciência Exatas e Tecnologia (CCET) da UFS, Roberto Rodrigues de Souza.

Na terça-feira (16), das 17h30 às 19h, o assunto será “A Química no Controle e Garantia da Qualidade”. A organização é dos CRQs XII (GO/DF/TO), CRQ XIV(AM/AC/RO/RR), CRQ XIX (PB), CRQ I (PE) e CRQ XVIII (PI). A entrevistada será a consultora em Sistema de Gestão Andréa Vilar. Os mediadores serão a presidente do CRQ XIX (PB), Raquel Lima; o presidente do CRQ XII (GO/DF/TO), Luciano Figueiredo de Souza; a presidente do CRQ XVIII (PI), Sandra Sousa; a presidente do CRQ I (PE), Sheylane Luz; e o presidente do CRQ XIV (AM/AC/RO/RR), Gilson da Costa Mascarenhas.

No mesmo dia, das 19h30 às 21h, “A Química e o enfrentamento à COVID-19” é o tema da conversa online. A organização é dos CRQs XV (RN), CRQ II (MG), CRQ X (CE) e CRQ VI (PA/AP) e CRQ IV (SP). A mediação será do CRQ XV, representado pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Tereza Neuma de Castro Dantas. Os painelistas serão o professor da Faculdade de Engenharia Química da UFPA e membro do CRQ VI, Lênio José Guerreiro de Faria; o Conselheiro Federal Titular por Minas Gerais, Rodrigo Alan de Moura Rodrigues; a conselheira do CRQ X, membro da Academia Cearense de Química e professora da Universidade Federal do Ceará, Maria Goretti Silva; e o Conselheiro Federal Suplente e Gerente de Fiscalização do CRQ IV, Wagner Aparecido Contrera Lopes.

Na quarta-feira (17), a “Química Forense” é o assunto da vez no painel que vai de 19h30 à 21h. Quem organiza são os CRQs V (RS), CRQ VII (BA), CRQ XI (MA) e CRQ XVIII (PI). A apresentação fica por conta da jornalista Louise Gigante. Os painelistas serão o presidente do CRQ IX (PR), Dilermando Brito Filho, e a coordenadora do curso de Bacharelado em Química Forense UFPEl, Dra. Clarissa.

Dia do Químico: mercado, inovação e treinamento

Já no Dia do Químico, quinta-feira (18), a programação traz debate e capacitação. Às 19h30, a mesa virtual “A Química e a retomada pós-Covid-19” reunirá os presidentes de associações da Química falando sobre o cenário atual da pandemia e perspectivas. Participam o presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (ABQUIM), Ciro Marino; a presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ), Silvana Calado; a presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), Juliana Durazzo Marra; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carlos Basílio; o presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (ASSOCIQUIM), Rubens Medrano; o ex-presidente e atual conselheiro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Norberto Peporine Lopes. O mediador será o jornalista Enio Vieira, especialista em economia, com passagens pelo O Globo, Gazeta Mercantil e secretaria de imprensa da Presidência da República.

Em seguida, o assunto será o papel da inovação para profissionais, empresas e lideranças. A jornalista Jordana Saldanha, especialista em marketing digital e big data, chefe de comunicação do CFQ, fará entrevista com o especialista em inovação Monclair Cammarota. Ele falará sobre os cenários de inovação no isolamento social, teletrabalho e aceleração de processos tecnológicos.

Para fechar a série de painéis online, os profissionais da Química terão a oportunidade de aprender mais sobre o LinkedIn, colocação e recolocação profissional. A psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas e headhunter Suely Milanez fará um treinamento, usando a rede social profissional como ferramenta de apoio.

Os encontros virtuais serão transmitidos nos perfis do CFQ no YouTube e LinkedIn. Portanto, não é necessário fazer inscrição para participar e enviar perguntas.

Falas da Química – O novo futuro já começou

Quando:

Dia 15/06 (segunda-feira) – 17h30 às 19h; 19h30 às 21h

Dia 16/06 (terça-feira) – 17h30 às 19h; 19h30 às 21h

Dia 17/06 (quarta-feira) – 19h30 às 21h

Dia 18/06 (quinta-feira) – 19h30 às 21h30

Onde: transmissão ao vivo nos perfis do CFQ no YouTube e LinkedIn

FONTE: CFQ

Canal Youtube do CFQ Clique Aqui!

Linkedin CFQ: Clique Aqui!