CFQ lança portal Profissional da Química Empreendedor

O Conselho Federal de Química (CFQ) vai oferecer gratuitamente cursos para profissionais que tenham interesse em se tornar empreendedores. O novo projeto “Profissional da Química Empreendedor (PQE)” é fruto de uma parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os cursos são destinados para todos os profissionais da Química, com muita ou pouca experiência, sejam pesquisadores, professores ou recém-formados, enfim de graduandos a pós-doutores. Atualmente, neste primeiro momento, serão ofertadas duas trilhas de capacitação, focadas em apresentar o mundo do empreendedorismo e ensinar a empreender, e outra destinada a colocar em ação um projeto. 

De acordo com o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, esta ação foi idealizada com o intuito de levar aos profissionais da Química mais uma vertente de atuação, ampliando, assim, seus conhecimentos para um dos setores com maior crescimento – o empreendedorismo. “O que sempre buscamos é, de alguma forma, dar ao profissional condições de escolha. Entendemos o quanto a Química permeia a nossas vidas e, às vezes, os nossos profissionais têm ideias que, por falta de conhecimento empreendedor, podem estar apenas guardadas. Ao fazer esses cursos, quem sabe, novas portas não poderão ser abertas?”, pondera. 

A inscrição é gratuita e a previsão é a de que os cursos sejam realizados no período de  09/05/2022 à 09/07/2022. Para saber mais, acesse: www.pqe.org.br.

Sobre os cursos

Fundamentos básicos para a criação de negócios 

+ Empreendedorismo e características do comportamento empreendedor

Para os iniciantes no mundo do empreendedorismo (estudantes da área da Química e profissionais da Química) são disponibilizadas duas trilhas de conhecimento: Fundamentos básicos para a criação de negócios e Empreendedorismo e características do comportamento empreendedor. O primeiro conta com 19 horas de formação e visa conduzir o aluno interessado em empreender pelos fundamentos básicos para tornar o sonho real. Para isso, o curso traz conteúdos que destacam que o planejamento e o gerenciamento de um negócio perpassam por importantes características empreendedoras para a criação de uma atividade de valor. 

Neste módulo, serão ensinados como planejar o negócio; transformar uma ideia em modelo de negócios; como validar o modelo de negócio; a viabilidade do negócio; e como elaborar um plano de negócios, por exemplo.

Já o segundo curso, com 26 horas de duração, é voltado aos interessados em conhecer o mundo dos negócios e do empreendedorismo. Dentre os objetivos da formação está o de auxiliar a entender o caminho para transformar uma ideia em um negócio de sucesso. 
 
Quem participar aprenderá sobre como reconhecer características empreendedoras, bem como agir como um empreendedor e ter o empreendedorismo como opção de carreira. Basicamente, neste módulo, o aluno aprenderá a empreender!

Catalisa ICT Aprender e Estruturar

Voltado aos profissionais da Química (de graduandos a pós-doutores) que queiram colocar o negócio em prática. Este módulo vem com 60 horas/aula de imersão em uma jornada de aceleração e fomento ao profissional, da academia ao mercado. 
 
Dividido em etapas, este curso busca Mobilizar para Inovar, Aprender e Estruturar, Desenvolver e Testar, e Inovar e Escalar. 

Fonte: CFQ